Bases históricas da evolução

Antes mesmo da publicação da origem das espécies, uma série de trabalhos ajudou a construir as bases do raciocínio que Darwin e Wallace utilizaram.

Esta linha do tempo apresenta alguns dos principais pensadores que contribuíram para a teoria evolutiva de Darwin e Wallace.

Vida e obra

Nasce Annie, a primeira filha do casal e predileta de Charles. Darwin escreve um ensaio de 37 páginas sobre evolução e publica seu diário de viagem no Beagle, que recebe elogios até de von Humboldt, ídolo de Darwin

Beagle nas Galápagos

Chegando nas Galápagos, Darwin observa a semelhança entre animais de ilhas próximas e a modificação de bicos dos tentilhões de acordo com o alimento disponível.

Preços populares

Darwin subsidia a quinta edição da Origem das Espécies, que é vendida a 3,50 libras, para difundir suas ideias pela população britânica enquanto seus opositores publicavam em latim.

Darwin morre

Na noite de uma 4a feira Darwin morre de seu constante e obscuro problema estomacal. A família queria um enterro simples em Downe mesmo, mas os defensores dele organizaram um funeral cheio de honras em Westminster ao lado de Isaac Newton.

Fitzroy se suicida

O depressivo Fitzroy suicida-se cortando a própria garganta. Entre seus escritos são encontrados textos amaldiçoando Darwin e a si mesmo por ter proporcionado a viagem que ensejou a teoria da evolução.

Darwinismo contra a escravidão

Darwin começa a usar suas ideias em favor de ideais maiores como o abolicionismo. O darwinismo vai além das ciências naturais, permeando a história e política.

A Nature é inaugurada

Os jovens protegidos de Darwin fundam a Nature, maior periódico científico do mundo atualmente, para dar espaço à ciência que não era aceita pelos cientistas da velha guarda.

Darwin ultrapassa fronteiras

O Darwinismo chega à Europa continental. O zoólogo alemão Haeckel organiza passeios turísticos à casa de Darwin. A ideia começa a ser mais aceita.

A origem das espécies é publicada

Depois de apresentar um ensaio conjunto com Wallace, lido na Linnean por Lyell, Darwin publica uma versão resumida de seus oito volumes sobre evolução

Vestígios

O jornalista Robert Chambers publica "Vestiges" anonimamente falando sobre evolução. A igreja anglicana, raivosa, pressiona a editora até entregarem quem era o autor, que é furiosamente atacado. Depois disso Darwin se retrai com suas anotações de "A origem das espécies", pede que Emma somente a publique caso ele morra.

Launch
Copy this timeline Login to copy this timeline 3d

Contact us

We'd love to hear from you. Please send questions or feedback to the below email addresses.

Before contacting us, you may wish to visit our FAQs page which has lots of useful info on Tiki-Toki.

We can be contacted by email at: hello@tiki-toki.com.

You can also follow us on twitter at twitter.com/tiki_toki.

If you are having any problems with Tiki-Toki, please contact us as at: help@tiki-toki.com

Close

Edit this timeline

Enter your name and the secret word given to you by the timeline's owner.

3-40 true Name must be at least three characters
3-40 true You need a secret word to edit this timeline

Checking details

Please check details and try again

Go
Close