Projeto Vida - ZLC

Estudantes com seus próprios tablets e netbooks construindo projetos baseados em seus interesses e em suas curiosidades genuínas. Professores orientadores de pesquisa atuando de forma interdisciplinar a partir das indagações dos aprendizes, com o suporte de uma proposta de reestruturação do currículo por eles elaborada. Este é o cenário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, localizada em Viamão (RS), primeiro laboratório do programa Escolas Rurais Conectadas. Implantado pela Fundação Telefônica em 2013, o laboratório, que tem o apoio da prefeitura e da secretaria de educação do município, contou com a doação de dispositivos móveis para professores e alunos, com a instalação de conexão à internet via fibra óptica e com a assessoria técnica e pedagógica para as transformações em andamento. A experiência de utilização intensiva das tecnologias digitais e da conectividade na escola é uma iniciativa pioneira no contexto da educação do campo no País e busca criar modelos para a qualificação da aprendizagem de crianças e jovens de áreas rurais.

2013-06-03 09:17:59

Aprendizagem e criações em rede: começa a formação online

Teve início no dia 3 de junho a primeira rodada de oficinas online do projeto Escolas Rurais Conectadas, promovido pela Fundação Telefônica. A iniciativa – um dos destaques do projeto – oportuniza a professores e gestores de escolas rurais experiências de aprendizagem em rede, a partir da discussão e exploração de assuntos diversos, levantados conforme o interesse dos próprios educadores. Segundo a participante Geni Arnhold, da cidade de Salvador do Sul (RS), “o educador precisa sempre ampliar seus conhecimentos: sua formação exige capacitação e qualificação”. A professora Gisele Neves, de Ipojuca (PE), também relata suas expectativas: “as melhores possíveis, pois quero aprimorar cada vez mais as minhas práticas”. Intitulada Rodada de Pioneiros, a série inicial de cursos aborda as temáticas de apropriação tecnológica (sistema operacional Linux) e construção da escrita, contando com a participação de 123 professores e representantes de secretarias municipais de educação. As inscrições para a próxima rodada estarão abertas a partir do dia 23 de junho. Maiores informações sobre o projeto podem ser encontradas no site http://escolasrurais.org.br.

2013-06-03 09:17:59

Projeto piloto de imersão em tecnologias digitais tem início na ZLC

O piloto do projeto Escolas Rurais Conectadas, que acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, em Viamão (RS), teve em seu primeiro encontro a presença do prefeito da cidade, Sr. Valdir Bonatto, da secretária municipal de educação, Sra. Maria Clarice de Oliveira, de educadores, pesquisadores em Informática na Educação e representantes da Fundação Telefônica. Após a reunião na Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a visita à escola.

2013-06-12 17:34:50

Escola realiza assembleia para escolha de modelos de tablet e laptop

No dia 12 de junho, especialistas, professores e alunos reuniram-se em assembleia para participarem da seleção do modelo de laptop a ser utilizado no projeto piloto. A apresentação das possibilidades de equipamentos foi seguida de uma votação, envolvendo grande parte da comunidade escolar.No mês de julho, durante a semana pedagógica, acontecerá a etapa de imersão do projeto, oportunidade de promover a reflexão, por parte de professores e alunos, sobre os resultados desejados para a proposta e os movimentos necessários à elaboração de ideias poderosas para novas práticas educacionais.

2013-06-26 15:05:14

Professor David Cavallo no Brasil

Está confirmada a presença do professor David Cavallo, referência internacional no estudo da utilização de tecnologias digitais para a transformação da educação, na etapa de imersão do piloto do projeto Escolas Rurais Conectadas, na escola Zeferino Lopes de Castro.David Cavallo foi pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e co-dirigiu o grupo Future of Learning no MIT Media Lab, com Seymour Papert. Também foi arquiteto-chefe e vice-presidente de aprendizagem na ONG OLPC (One Laptop per Child), desenvolvendo projetos de aplicação de tecnologias ubíquas e laptops conectados em países em desenvolvimento como fundamentos para a qualificação da aprendizagem e a constituição de sociedades mais justas, criativas e solidárias.

2013-07-30 17:34:50

Autoria coletiva e proposta de transformação do currículo marcam semana de imersão

Comprometimento dos professores, autoria coletiva e construção de uma proposta de reestruturação do currículo da escola estiveram entre os destaques da semana de imersão do Projeto Piloto.

2013-07-31 17:34:50

Professores comentam importância do papel ativo dos alunos nas mudanças

A partir da consolidação da Proposta Curricular para a Escola Digital de Turno Integral, a participação dos alunos deverá ser ainda mais enfatizada. Eles constituirão um comitê para a construção de regras e combinações de uso dos equipamentos, levantarão suas próprias questões de investigação e integrarão o desenvolvimento dos pareceres avaliativos (próprios, de colegas e de professores). A profa. Daniela Fávero comenta as mudanças, que incluem, ainda, o agrupamento de alunos por afinidade, e não necessariamente por faixa etária: “no momento que o aluno desperta a motivação de agente, ele começa a desenvolver um raciocínio muito mais lógico e eficiente. Integrar os (alunos) menores com os mais velhos pode inclusive incentivar os maiores a atuarem como orientadores, favorecendo sua autonomia”. Silvana Gattino, diretora, acrescenta: “Quem sabe seremos uma escola piloto na reformulação geral, não só na informática: seremos não só piloto, mas pioneiros”. O desejo do grupo é sintetizado na fala do prof. Francisco Bitencourt: “É um momento histórico: agora podemos ter a escola que queremos”.

2013-08-02 08:37:00

Alunos terão papel ativo na mudança da escola com a inclusão digital

Da realização da assembleia em que foi selecionado o modelo de laptop a ser utilizado no projeto até o levantamento de temas de interesse para a etapa de imersão, as decisões que envolvem o piloto da escola Zeferino Lopes de Castro têm tido a participação ativa de seus professores e alunos, uma característica da instituição.

2013-08-05 17:34:50

Cerimonial de entrega dos computadores dá início à concretização de um sonho coletivo

“Acho que a nossa escola merece, né?” A indagação do aluno Daniel Silva da Rocha, sétimo ano, reflete o discurso uníssono e o contagiante clima de alegria da manhã do dia 5 de agosto, data de entrega dos computadores a professores e alunos da escola Zeferino Lopes de Castro (Viamão/RS), beneficiada pelo piloto do projeto Escolas Rurais Conectadas.

2013-08-06 05:31:38

“Quero que outras escolas ganhem para saberem como é ter essa honra”, diz Daniel, aluno do sexto ano, ao falar sobre a chegada do projeto na Zeferino

Daniel, aluno do sexto ano, fala sobre sua satisfação com a escolha da escola Zeferino Lopes de Castro para o desenvolvimento do projeto

2013-08-10 12:56:47

“A Zeferino tem história para contar e queremos que nossos alunos se orgulhem cada vez mais da escola”, analisa a diretora Silvana Gattino

Depoimento da diretora, Silvana Gattino, sobre a escolha da escola Zeferino Lopes de Castro como parceira do projeto Escolas Rurais Conectadas.

2013-08-15 02:07:20

Depoimento da profa. Valkíria

Depoimento da profa. Valkíria sobre propostas pensadas a partir das interações no ambiente de formação.

2013-08-22 04:04:28

Conectividade no piloto torna-se referência com a chegada da fibra óptica

A ação de distribuição de netbooks e tablets a alunos e professores da escola piloto recebeu recentemente um importante complemento: a conectividade via fibra óptica. O investimento torna a escola Zeferino Lopes de Castro uma das escolas com maior conexão na América Latina, garantindo uma experiência única a aprendizes e educadores.

2013-08-23 21:15:41

Professores do IHMC e da Fundação Omar Dengo visitam escola Zeferino Lopes de Castro

No dia 23 de agosto, a escola Zeferino Lopes de Castro, polo do projeto piloto, recebeu a visita dos professores Alberto J. Cañas, sócio-fundador e diretor associado do IHMC – Florida Institute for Human and Machine Cognition, Leda M. Muñoz e María Eugenia Bujanda, diretora executiva e coordenadora da unidade de investigação da Fundação Omar Dengo, respectivamente. A secretária de educação do município, profa. Maria Clarice de Oliveira, acompanhou a visita.

2013-09-03 05:31:38

Depoimento da colaboradora Vera

Depoimento da colaboradora Vera (encarregada da segurança da escola) sobre sua participação no projeto.

2013-09-04 23:46:15

Em relação aos primeiros passos em editores multimídia, profa. Susana declara: “Foi muito emocionante. Achei que demoraria a chegar lá, mas já tenho condições de ajudar os alunos”.

Depoimento da profa. Susana sobre sua satisfação em compreender o computador para poder ajudar os alunos.

2013-09-11 02:07:20

Depoimento da profa. Valkíria

Depoimento da profa. Valkíria sobre melhorias na produção escrita de uma aluna.

2013-09-26 17:34:50

Escola laboratório avança na transformação de modelo de educação

Teve início no mês de setembro a segunda fase da proposta EDITI – Escola Digital de Turno Integral na escola Zeferino Lopes de Castro, em Viamão/RS. A etapa prevê a construção de projetos baseados nas curiosidades dos alunos e criações multimídia que os auxiliem em seus processos de pesquisa, referentes à comunidade onde vivem. O depoimento da professora Valkíria Froes ilustra os impactos das recentes mudanças:

2013-09-30 16:38:34

Projeto Ônibus Inteligente - criatividade e pensamento computacional movidos pela curiosidade

Criatividade e inovação marcam projetos desenvolvidos na Escola Zeferino Lopes a partir da curiosidade e do interesse dos alunos.

2013-10-15 21:52:37

Andrielly, aluna do quarto ano, fala sobre projetos desenvolvidos e recursos digitais utilizados

Andrielly, aluna do quarto ano, fala sobre os projetos desenvolvidos na Escola Zeferino Lopes de Castro e os recursos computacionais utilizados.

2013-10-16 21:56:04

Depoimento da profa. Cláudia

Depoimento da profa. Cláudia sobre tomada de consciência dos alunos em relação ao tempo no desenvolvimento dos projetos.

2013-10-31 17:34:50

Evento em Viamão reflete transformação da escola

“O nosso Pou é um bonequinho tecnológico. Ele saiu do tablet e ficou real. A gente fez a certidão de nascimento, cada dia o diário dele e, aqui, a gente também fez uma história em quadrinhos sobre ele”.

2013-11-21 21:56:04

Profa. Rosa e secretária de educação Maria Clarice discutem a aplicação de conceitos matemáticos para a solução de problemas reais a partir das investigações

Profa. Rosa e secretária de educação Maria Clarice discutem a aplicação de conceitos matemáticos para a solução de problemas reais identificados por alunos no decurso do desenvolvimento de projetos.

2013-11-28 21:56:04

Depoimento da profa. Cláudia

Depoimento da profa. Cláudia sobre suas expectativas quanto ao trabalho com robótica no ano de 2014.

2013-12-09 21:52:37

Ao fim do ano letivo, profa. Marinês discute o desenvolvimento linguístico dos alunos

Ao fim do ano letivo, a professora Marinês discute o desenvolvimento linguístico dos alunos.

2013-12-23 17:34:50

Laboratório Zeferino Lopes de Castro encerra o ano com proposta de inovação fortalecida e desejo de continuidade

“É Matemática pura”, reproduz emocionada a profa. Rosa Stalivieri, ao compartilhar a fala de um dos alunos integrantes do projeto de construção de uma rampa de skate na escola laboratório de Viamão. Conceitos de Geometria Plana, escala, mecânica, gravidade, aceleração, entre tantos outros, foram explorados pelo grupo, sob o olhar atento das orientadoras.A sensação de missão cumprida na primeira etapa da proposta de reestruturação curricular da escola Zeferino, iniciada no segundo semestre de 2013, após firmada a parceria com a FT e a Secretaria de Educação do Município, é percebida em todos os seus professores.Inúmeros projetos foram realizados, marcados pelo protagonismo das crianças, pela dedicação incansável do grupo docente e pelo apoio das tecnologias e da conectividade.Simone Costa, uma das professoras que passou a orientar o grupo de robótica – mais uma conquista do projeto –, expressa seu sentimento em relação à caminhada de pouco mais de cinco meses: “Eu descobri que os alunos sabiam muito mais do que eu imaginava, sobre temas que eu mesma desconhecia. Foi imenso, foram trocas verdadeiras”.

2013-12-30 17:34:50

Projeto Escolas Rurais Conectadas muda escola em Viamão e aproxima a comunidade das tecnologias

Escolhida para funcionar como instituição laboratório do projeto Escolas Rurais Conectadas, a Zeferino abriu as portas para as tecnologias digitais tendo entre os objetivos fazer com que a conectividade e as ferramentas web fossem somadas a uma nova proposta pedagógica. Cada aluno recebeu um tablet ou um netbook e pode utilizá-lo não apenas na escola, pois assim como cadernos, os equipamentos estão sempre a tiracolo dos alunos. É a ferramenta que eles levam da sala de aula para casa, de casa para a sala de aula, com liberdade para realizarem atividades de interessa deles, e não somente tarefas, projetos, exercícios.

2014-01-26 17:34:50

Projetos com tecnologias digitais conectam escola de Viamão ao seu entorno rural

Foi um ano letivo diferente o da escola Zeferino Lopes de Castro, localizada em área rural do município de Viamão (RS). Gestores, professores e alunos experimentaram uma rotina com possibilidades ampliadas em 2013, quando a instituição foi selecionada para receber o piloto do laboratório de uso intensivo de tecnologias atrelado ao projeto Escolas Rurais Conectadas. A conexão à internet por meio de fibra ótica foi apenas a primeira grande novidade a chegar por lá. Vieram a seguir os equipamentos, as formações para professores e os novos projetos em sala de aula. Os alunos do 1º ao 3º ano receberam um tablet, enquanto aqueles entre o 4º e o 9º foram contemplados com um netbook para trabalharem em projetos. Os equipamentos respondem à reestruturação do currículo proposta pelos professores da escola, e esses docentes puderam contar, além do acompanhamento presencial de monitores, com oficinas online, em uma comunidade virtual que funciona como espaço aberto de trocas, discussões e esclarecimento de dúvidas. De volta à sala de aula, os participantes das oficinas apostaram em novas práticas, e inovações puderam ser observadas.

2014-03-31 21:52:37

Zeferino Lopes de Castro no I Fórum Educação que dá certo

O programa Escolas Rurais Conectadas foi destaque no I Fórum Educação que dá certo – Mobilizando para Soluções, realizado em Porto Alegre no dia 31 de março.

2014-04-07 21:52:37

Jornal Zero Hora realiza reportagem sobre a escola

“Projeto leva banda larga e tablets para escola municipal de Viamão” é a chamada da matéria veiculada no dia 07 de abril, que enfatiza a transformação curricular da instituição.

2014-04-20 21:52:37

Educação para o desenvolvimento é tônica da retomada do laboratório em Viamão

A convivência harmoniosa de “atividades de integração física, intelectual e tecnológica”, conforme frisou a chamada da primeira web gincana elaborada pela escola Zeferino Lopes de Castro, a “ZLC em Ação”, consolida a retomada da experiência laboratório no município de Viamão.

2014-04-25 21:52:37

Zeferino participa do Congresso Agroenergia e Sustentabilidade na Educação

Professores e alunos representam a escola no Congresso Agroenergia e Sustentabilidade na Educação na ETA - Escola Técnica de Agricultura- Viamão/RS.

2014-05-15 15:09:45

Formação de professores aborda aprofundamento do método de Projetos de Aprendizagem

Formação de professores conta com a participação da profa. Beatriz Magdalena, especialista no método de Projetos de Aprendizagem, e com experiências práticas de aplicação da proposta.

2014-05-30 17:34:50

Projeto EDITI ganha corpo e novos desafios na Zeferino Lopes de Castro

“Os alunos querem estar aqui”. A frase é de uma das professoras da escola laboratório do projeto Escolas Rurais Conectadas. É uma dessas afirmações que soam surpreendentes, já que pesquisas e estatísticas tendem a retratar cenários menos animadores, em que professores de escolas públicas afirmam desinteresse e pouco entusiasmo dos discentes quando o assunto é estar na escola, mais especificamente na sala de aula. Mas a professora Valkíria Maria de Azevedo não trabalha numa escola brasileira “padrão”, e sim na Zeferino Lopes de Castro, em Viamão (RS). Por lá, no maior município da região metropolitana de Porto Alegre, funciona desde 2013 o projeto piloto do programa Escolas Rurais Conectadas, uma iniciativa da Fundação Telefônica em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que vem mudando o dia a dia de quem faz parte da instituição.É possível constatar, num dia de visita à escola, o entusiasmo dos alunos com as novas possibilidades oferecidas. Ao tocar o sinal do intervalo, Fernanda Gonçalves e Luciana de Abreu, estudantes do 4º ano, saem com o laptop para o pátio. Na volta à sala, quinze minutos depois, estão ainda comentando o conteúdo da pesquisa que fazem em dupla, sem desgrudar os olhos da tela. O tema do trabalho é “morcegos”, e elas descobrem diferentes espécies e hábitos das espécies assistindo a vídeos e lendo textos. Enquanto pesquisa os tipos de cavernas habitadas pelo animal e começa a escrever as informações encontradas em um documento de texto, Fernanda escuta música, com fones plugados no seu computador cheio de adesivos. A máquina, customizada a sua maneira, está sempre com ela; vai na mochila para casa, volta para escola no dia seguinte com a estudante. “Eu pesquiso também em casa, mas não todos os dias porque tenho outras coisas a fazer fora do computador”, afirma a garota, demonstrando estar atenta à vida desplugada.A Zeferino Lopes de Castro tem uma mesa de pingue pongue e uma quadra esportiva disputadas, mas há alunas, como a dupla Fernanda e Luciana, que preferem usar parte do tempo livre para seguir com as atividades didáticas. “Eles se envolvem de verdade. Têm liberdade na sala para trabalharem nos temas que propõem e sobre os quais conversamos, eu não fico em cima o tempo inteiro, e por isso, acredito, estudar deixa de ser ‘um peso’, passa a ser parte uma atividade prazerosa, em que os alunos enxergam bastante sentido e onde se reconhecem autores”, diz a professora Suzana Sarmento.

2014-05-31 15:09:45

Lego Zoom realiza formação com professores da Zeferino

Oficinas foram ministradas pela Lego Zoom nos dias 31/05 e 07/06 e contaram com a participação de dez professores da escola, além de membros da equipe executora e da SME. As práticas com robótica foram rapidamente integradas ao trabalho com alunos, por meio de MEPs específicas acerca do tema, da prototipagem nos PAs e de oficinas tecnológicas.

2014-06-02 15:09:45

Tem início a primeira rodada de Projetos de Aprendizagem do segundo trimestre

Elaboração de questões guarda-chuva e levantamento de certezas provisórias e dúvidas temporárias marcaram o movimento de estruturação dos projetos de aprendizagem, na busca por contemplar as curiosidades e os interesses dos alunos em processos diversos de investigação, conduzidos com o suporte das tecnologias digitais.

2014-06-05 05:32:40

Oficina de robótica

Juliano ministra oficina de robótica a alunos da escola laboratório.

2014-06-05 15:09:45

Primeira edição de design dos projetos do segundo trimestre

Um dos destaques da experiência laboratório no ano de 2015 foi a reorganização das atividades pedagógicas, que passaram a contemplar MEC – Momentos de Ensino de Conceitos, TP – Trabalho por projetos, MEP – Momentos de Ensino-Projeto e sessões de design. As sessões de design constituíram momentos privilegiados para trocas de ideias e experiências com vistas ao aprimoramento das pesquisas.

2014-06-16 02:41:55

Profa. Rosa Maria Stalivieri assume direção da escola Zeferino

Professora Rosa, que esteve presente na primeira fase do projeto EDITI/ERC como docente, retorna à escola Zeferino Lopes de Castro, agora no cargo de diretora.

2014-06-24 00:46:21

Zeferino dez meses depois

Depoimentos de professores e alunos da escola laboratório dez meses após a implementação do projeto.

2014-06-26 00:46:21

Depoimento da Profa. Suzana

Profa. Suzana discute processo de pesquisa no desenvolvimento de projetos e intervenções realizadas.

2014-06-30 18:22:44

Jornal online e monitoria

Alunos Maurício, Daniel e Andrielly discutem construção do jornal online e monitoria na escola.

2014-07-01 05:37:44

Depoimento da profa. Daniela

Profa. Daniela relata processos pedagógicos facilitados pelo projeto.

2014-07-23 17:34:50

Sucesso do encerramento da primeira rodada de projetos do segundo trimestre é celebrado com festa

A finalização da primeira rodada de projetos do segundo trimestre contou com a apresentação das investigações conduzidas pelos alunos para a comunidade em um evento festivo: o “Arraial ZLC”. Comes e bebes e brincadeiras para os pesquisadores mirins complementaram a celebração do sucesso da iniciativa.

2014-07-25 08:15:14

Apresentação do projeto Como vive o cavalo marinho?

Alunas Luana, Luciana e Stephany apresentam projeto “Como vive o cavalo marinho?” em evento de encerramento da rodada.

2014-07-25 19:52:44

Robótica na Escola

Alunos, com o auxílio do prof. João (Matemática), programam robôs para o projeto "Como é feito um tanque de guerra?", orientado pelo prof. Moacyr (História).

2014-07-31 06:15:21

Primeiro encontro de imersão de 2014 é palco de intensas construções

Entre os dias 28 e 30 de julho, aconteceu o primeiro encontro de imersão na escola laboratório. Foram seis turnos de frutíferas trocas entre professores e construções mediadas pela equipe executora do projeto. Avaliação do percurso do primeiro ano da iniciativa, debate do novo Projeto Político-Pedagógico e desenvolvimento de projetos de aprendizagem por parte do grupo docente integraram a agenda do encontro.

2014-08-06 17:34:50

Grupo da Zeferino participa do RED#1 - 1° Encontro de Robótica Educacional em Debate

Professores e alunos da escola marcaram presença no 1º Encontro de Robótica Educacional em Debate (RED#1), que aconteceu na Faculdade de Tecnologia do SENAI em Porto Alegre, dia 16 de agosto.

2014-08-14 19:42:38

Visita a fazenda tecnológica é parte das atividades disparadoras da segunda rodada de projetos do segundo trimestre

A criançada da escola Zeferino teve a oportunidade de ver na prática, na visita à Fazenda do Araçá, como campo e tecnologia podem caminhar juntos. A fazenda dispõe de diversos recursos automatizados e de alta complexidade, como a sala de ordenha modelo, com capacidade para a produção diária de cerca de 800 litros de leite. A visita foi uma das atividades disparadoras da segunda rodada de projetos do segundo trimestre.

2014-08-14 19:42:38

Atividades disparadoras também contam com sessões de experimentos

Experimentos diversos, conduzidos por professores e alunos, também integraram o repertório de atividades para inspirar e despertar a curiosidade dos aprendizes-investigadores.

2014-08-18 12:02:28

Projeto Como domar um potro?

Apresentação do projeto "Como domar um potro?" no Design - E.M.E.F. Zeferino Lopes de Castro.

Projeto Vida - ZLC

Launch
Copy this timeline Login to copy this timeline 3d Game mode

Contact us

We'd love to hear from you. Please send questions or feedback to the below email addresses.

Before contacting us, you may wish to visit our FAQs page which has lots of useful info on Tiki-Toki.

We can be contacted by email at: hello@tiki-toki.com.

You can also follow us on twitter at twitter.com/tiki_toki.

If you are having any problems with Tiki-Toki, please contact us as at: help@tiki-toki.com

Close

Edit this timeline

Enter your name and the secret word given to you by the timeline's owner.

3-40 true Name must be at least three characters
3-40 true You need a secret word to edit this timeline

Checking details

Please check details and try again

Go
Close