Tecnologia e Educação

Resenha da disciplina de tecnologia e educação

2015-08-05 19:30:00

Educação na Cibercultura

O que é Cibercultura? Segundo o filósofo, este é um tema multifacetado em que culturas nacionais fundem-se a uma cultura globalizada e cibernética, envoltas no ciberespaço e orientadas por três princípios: interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva. Trata-se de um “conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço” (Lévy, 2010, p. 17)

2015-08-12 19:30:00

Informática na educação e Inclusão Digital

O uso e desenvolvimento da informática levou o computador a se tornar uma parte do cotidiano das pessoas. A educação não deve ficar alheia a esse processo, isso impõe aos profissionais envolvidos o enfrentamento de novos desafios. A versatilidade na manipulação do computador permite que o indivíduo possa vivenciar e realizar experimentos ou produzir textos, ou realizar pesquisas sobre temas aos quais nunca poderia ter acesso através de meios reais ou mesmo cuja realização demandaria uma infra-estrutura inviável à maioria das escolas. Além disso, o computador permite tanto a realização de operações individuais, onde o educando vai navegando por assuntos do seu interesse quanto uma socialização através do relacionamento com pessoas distantes tanto geograficamente como muitas vezes culturalmente.

2015-08-19 19:30:05

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

As TIC exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos. Seu programa inclui: •Capacitação e aconselhamento de políticas públicas para o uso de tecnologias na educação, particularmente nos domínios emergentes como a aprendizagem móvel. • Garantia de que professores tenham as habilidades necessárias para usar as TIC em todos os aspectos da prática de sua profissão por meio de ferramentas como o Marco Político de Padrões de Competência em TIC para Professores. •Apoio do uso e desenvolvimento de recursos e softwares educacionais plurilíngues, que sejam disponíveis para uso e reuso como resultado de licenças abertas (recursos educacionais abertos – REA; software livre e aberto [free and open source software – FOSS]). •Promoção de ITC para educação inclusiva, que inclua pessoas com deficiências e proporcione a igualdade de gênero. •Coleta de dados estatísticos e desenvolvimento de indicadores sobre o uso de TIC na educação.

2015-08-26 19:30:05

Jogos

Sid Meier disse: ''Um jogo é uma série de escolhas significativas'' e por esse motivo podem servir como ambiente virtual de aprendizagem. Podem ser, por exempo, Jogo de Estratégia em Tempo Real (RTS) ou Serious Games onde neste tipo de jogos o utilizador/jogador tem um papel ativo em cenários realistas. Uma vez que a informação e as sensações vividas permanecem fortemente impressionadas, o jogador redefine a sua percepção, atenção ou memória, para facilitar mudanças no comportamento da aprendizagem prática. Alguns Fatores entram em conta nos Jogos Educacionais: • Ocenário • Onívelderealidade • Oelenco • Oobjetivodojogador • Presençadeincerteza • Anaturezadacompetição • Perdaseganhos

2015-08-26 19:30:05

Software educativo, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos

Software educativo é um software cujo principal propósito é o ensino ou o auto-aprendizado. O seu objetivo principal é contribuir para que o aprendiz obtenha novos conhecimentos, fazendo uso do software, tendo prazer em lidar com ele. De acordo com a terminologia adotada pelo Learning Technology Standards Committee (LTSC) do Institute of Electrical and Electonics Engineers (IEEE) "Objetos de aprendizagem são definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem." Quanto a Recursos Educacionais Abertos (REA), temos que: "Materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros" é a sua definição dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

2015-09-02 19:30:05

Produção de materiais educacionais digitais: Como criar MED?

Os recursos oferecidos pelas tecnologias digitais possibilitam criar materiais educativos que podem estimular o aprendiz tornando-o um cúmplice do processo de aprendizagem e engajando-o no processo do seu desenvolvimento. As novas tecnologias, como a Internet, forçam a adaptação ao meio e ao ambiente social e o professor se torna um elo de conhecimento dessas tecnologias, podendo transformar o processo de aprendizagem. Os materiais digitais normalmente, além da multimídia, usam o recurso do hipertexto que permite uma navegação aleatória, não linear e cabe ao professor fazer um planejamento prévio, saber selecionar as unidades a serem trabalhadas, de forma contextualizada e utilizá-las em sua prática pedagógica, observando e intervindo nas interações entre os alunos e deles com o material no desenrolar do trabalho, oportunizando a descoberta e a exploração. A seguir veremos alguns exemplos.

2015-09-02 19:45:05

Prezi

Permite que você crie apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de zoom. O Prezi utiliza o mesmo conceito do Google Maps para reduzir e ampliar imagens e textos de uma forma cativante que causa um alto impacto.

2015-09-02 19:46:05

Google Form

Planeje viagens, gerencie inscrições em eventos, prepare uma enquete rápida, colete endereços de e-mail para enviar um boletim informativo, crie um teste e muito mais. Na imagem vemos um exemplo de um formulário criado por mim para a disciplina de Princípios e Práticas de Educação Ambiental, na temática educação ambiental. Neste caso foi preciso selecionar uma comunidade previamente e fazer um cadastro com informações básicas como nome, idade, endereço e e-mail. Através deste e-mail foi enviado este formulário para ser respondido online com questionamentos sobre como é a relação da pessoa com o seu lixo. As respostas dessa pesquisa foram coletadas de forma organizada e automática no Planilhas Google, onde eu como gerenciadora tive acesso as informações de respostas e gráficos em tempo real com o resultado. Para criar um formulário basta ter uma conta no Google e acessar o site.

2015-09-09 19:30:05

Pixton

Crie quadrinhos: É Possível criar quadrinhos sozinho ou ao mesmo tempo com os amigos, com os "Quadrinhos em Equipe". Adicione seu próprio texto, imagem e compartilhe instantaneamente com quem quiser!

2015-09-09 19:45:05

Glogster

O Glogster é uma rede social que permite aos utilizadores a criação de cartazes interativos gratuitos ou glogs. O glog, abreviatura de blog gráfico, é uma imagem multimídia interativa. Parece um pôster, mas os leitores podem interagir com o seu conteúdo. Ao lado temos em imagem um exemplo de um Glogster com imagens, videos e textos.

2015-09-09 19:50:05

Voki

Você poderá escolher uma série de personagens de base (humanos, animais, bonecos anime, etc) e de seguida personalizá-los em quase tudo o que se pode imaginar. Do o cabelo à barba e passando pelos adereços como chapéus e óculos de sol, tudo é personalizável. Pode também escolher um pano-de-fundo para a sua personagem que poderá ou não conter animações. Assim que criar o seu avatar é só começar a dar-lhe voz através de um microfone. Depois de criar o avatar poderá adicioná-lo ao seu blog/site ou colocá-lo nos seus perfis de redes sociais.

2015-09-16 19:30:05

Ferramentas de colaboração na web

Conceito de Sistemas Colaborativos: Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas devem ser especializadas o bastante, a fim de oferecer aos seus usuários formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Percebe-se com isso que o objetivo dos Sistemas Colaborativos é diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo (CAMARGO, KHOURI, GIAROLA, 2005). A seguir veremos alguns exemplos.

2015-09-16 19:45:05

Linoit

Linoit é um placar digital que pode ser partilhado com quem quisermos; Pode ser usado por um grupo de estudantes, por apenas um aluno ou professor. Você pode dar permissões diferentes aos membros de um grupo e acessá-lo em qualquer lugar deste que tenhamos à internet, podendo partilhar vídeos, imagens, ficheiros e textos.

2015-09-16 19:50:05

Padlet

Padlet é um mural em que você pode, entre outras coisas, colar um link para um vídeo do Youtube, arrastar um documento do Word do seu computador, tirar um foto com a câmera do seu iPad. Mantenha o seu mural privado entre amigos ou se você gosta deles, dê permissões a eles, como a possibilidade de alterar o que você escreve. Se você é do tipo social, crie um mural público para o mundo inteiro ver. Você pode ver a atividade de todos no seu mural instantaneamente.

2015-09-16 19:55:05

PikToChart

PikToChart é um serviço online que facilita a criação de infográficos. O site oferece modelos prontos para você ter apenas o trabalho de inserir as informações, adicionar novas imagens e personalizar o layout.

2015-09-30 19:55:05

Conclusão

A utilização de diferentes ferramentas tecnológicas no ensino, pode proporcionar aulas mais dinâmicas onde a participação do aluno seja mais frequente e consequentemente o ensino seja mais eficiente.

2015-09-30 19:55:05

QR-Code

Para concluir deixo aqui uma ultima ferramenta: o QR-Code. Uma das formas para que qualquer usuário possa criar códigos com a ferramenta QR-Code é através de seu computador, acessando o link. Na primeira tela temos opções como URL e TEXTO, que são os recursos gratuitos, caso o usuário deseje gerar algum código para IMAGEM, ou arquivo em PDF, é necessário fazer um cadastro, e obter assinatura. É possível gerar códigos através de links. Para isso basta clicar em URL e colar o link desejado, em seguida clicar em “CREATE QR CODE” que o mesmo irá gerar uma imagem no canto lateral direito. Para fazer o Download da imagem é necessário ter assinatura, mas é possível dar um PRINT SCREEN da tela do computador e editar no programa PAINT, por exemplo, recortando somente a imagem do código e imprimindo-a ou salvando-a em JPEG no seu computador.

2015-09-30 19:55:05

Tiki Toki

Se você ficou curioso sobre como utilizar essa ferramenta, estou disponibilizando um video de apresentação do Tiki-Toki que por ser uma ferramenta ainda pouco explorada no Brasil, não se encontra facilmente tutoriais em língua Portuguesa. É uma ótima ferramenta com diversos recursos a serem descobertos!

Tecnologia e Educação

Launch
Copy this timeline Login to copy this timeline 3d Game mode

Contact us

We'd love to hear from you. Please send questions or feedback to the below email addresses.

Before contacting us, you may wish to visit our FAQs page which has lots of useful info on Tiki-Toki.

We can be contacted by email at: hello@tiki-toki.com.

You can also follow us on twitter at twitter.com/tiki_toki.

If you are having any problems with Tiki-Toki, please contact us as at: help@tiki-toki.com

Close

Edit this timeline

Enter your name and the secret word given to you by the timeline's owner.

3-40 true Name must be at least three characters
3-40 true You need a secret word to edit this timeline

Checking details

Please check details and try again

Go
Close