Grounded Theory

Teoria Fundamentada em Dados

Das origens da Grounded Theory ao presente. ;xNLx;;xNLx;A Grounded Theory ou «Teoria Fundamentada em Dados» é uma metodologia de investigação que parte dos dados de contextos reais para a análise e a formulação de teoria. Trata-se de uma teoria indutiva baseada na análise sistemática dos dados. ;xNLx;;xNLx;«O pesquisador desejoso de trabalhar dentro da metodologia Teoria Fundamentada nos Dados aproxima-se do assunto a ser investigado SEM UMA TEORIA A SER TESTADA MAS, PELO CONTRÁRIO, COM O DESEJO DE ENTENDER UMA DETERMINADA SITUAÇÃO E COMO E PORQUE SEUS PARTICIPANTES AGEM DE DETERMINADA MANEIRA, COMO E PORQUE DETERMINADO FENÓMENO OU SITUAÇÃO SE DESDOBRA DESTE OU DAQUELE MODO. ;xNLx;;xNLx;Através de métodos variados de crecolha de dados, reune-se um volume de informações sobre o fenómeno observado. ;xNLx;;xNLx;Comparando-as, codificando-as, extraindo as regularidades, enfim, seguindo detalhados métodos de extração de sentido destas informações, o investigador TERMINA ENTÃO, nas suas CONCLUSÕES, com algumas TEORIAS que EMERGIRAM desta análise rigorosa e sistemática, razão pela qual a metodologia se intitula Teoria Fundamentada nos Dados ("grounded" = apoiada, fundamentada, sustentada (pelos dados).;xNLx;;xNLx;(in http://www.levacov.eng.br/marilia/grounded_theory.html);xNLx;

1967-01-01 12:15:01

Origens da Grounded Theory

A Grounded Theory tem como investigadores de referência na sua origem dois sociólogos americanos Anselm Strauss e Barney Glaser que publicam em 1967 o livro «The Discovery of Grounded Theory». Em 1965 tinham publicado um livro «Awareness of Dying» resultante duma colaboração conjunta em torno de doentes terminais num hospital.

1978-01-01 08:07:47

Glaser next publication

Glaser publica em 1978 o livro Theoretical Sensitivity. O método da Grounded Theory (GT) reclama que «tudo são dados», o que significa que não só as observações e as entrevistas devem ser consideradas, mas também as inquirições por questionário e as análises estatísticas, bem como tudo o que o investigador encontrar ao longo do processo de pesquisa e que possa ser usado para comparar, inclusive os dados da literatura científica, jornalística ou mesmo ficção, que sejam relevantes para a área de investigação. Glaser não se confina ao âmago da investigação qualitativa, que designa de "QDA" (Qualitative Data Analysis), a qual se centra no rigor descritivo, enquanto que o método de Glaser dá maior relevo à concetualização, independentemente do tempo, do lugar e das pessoas. A teoria descoberta através do método fundamentado em dados (GT) deve ser fácil de usar fora da área central de investigação em que foi gerada.

1987-01-01 12:15:01

Separação entre Strauss e Glaser

Diferenças de opinião e de paradigma sobre a Grounded Theory levaram a uma cisão entre os dois investigadores, tendo Strauss publicado em 1987 o livro Qualitative Analysis for Social Scientists. A controvérsia gerou-se em torno da questão se o investigador usa um paradigma de codificação bem definido e se verifica sistematica,mente as condições de causa, fenómenos em contexto, interferências, estratégias de ação e consequências nos dados, ou se os códigos teóricos são empregues tal como emergem tal como os códigos substantivos que surgem, mas delineados numa ampla famílai de codificações. Ambas as estratégias têm prós e contras.

1990-01-01 08:07:47

Kathy Charmaz

Kathy Charmaz, professora de sociologia da Univ. da California é outra investigadora que aplica e desenvolve a Grounded Theory

1990-01-01 15:11:30

Strauss & Corbin

Strauss em associação com Juliet Corbin publicam Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques

1992-01-01 12:15:01

Glaser

Glaser publica em 1992 BASICS OF GROUNDED THEORY ANALYSIS: Emergence vs. Forcing

1992-01-01 15:11:30

Reação de Glaser

Na sequência da publicação de Strauss e Corbin, Glaser faz uma crítica capítulo a capítulo considerando que o livro publicado diz respeito a uma metodologia de análise qualitativa de dados mas não à Grounded Theory.

2001-01-01 12:15:01

Glaser

Glaser publica uma trilogia sobre a Grounded theory THE GROUNDED THEORY PERSPECTIVE: Conceptualization Contrasted with Description

2003-01-01 12:15:01

Glaser

Glaser publica o 2º livro da trilogia GROUNDED THEORY PERSPECTIVE II: Description's Remodeling of Grounded Theory

2004-01-01 08:07:47

Glaser & Holton

Glaser trabalha em conjunto com Judith Holton, num artigo que desenvolve: «This paper outlines my concerns with Qualitative Data Analysis' (QDA) numerous remodelings of Grounded Theory (GT) and the subsequent eroding impact. I cite several examples of the erosion and summarize essential elements of classic GT methodology. It is hoped that the article will clarify my concerns with the continuing enthusiasm but misunderstood embrace of GT by QDA methodologists and serve as a preliminary guide to novice researchers who wish to explore the fundamental principles of GT.

2004-01-01 12:15:01

Grounded Theory Review

A Grounded theory review é uma revista internacional que publica artigos científicos desde 2004

2005-01-01 12:15:01

Glaser

Glaser publica o 3º livro da trilogia THE GROUNDED THEORY PERSPECTIVE III: Theoretical Coding

2006-01-01 08:07:47

Ainda Kathy Charmaz

Kathy Charmaz publica o livro Constructing Grounded Theory: A Practical Guide Through Qualitative Analysis To Charmaz, grounded theory must move on from its positivist origins and must incorporate many of the methods and questions posed by constructivists over the past twenty years to become a more nuanced and reflexive practice.

2006-01-01 12:15:01

Alvita Nathaniel

Alvita Nathaniel é professora na escola de enfermagem da Universidade de West Virginia e tem trabalho desenvolvido na Grounded Theory. Entre as suas publicações conta-se o artigo «Thoughts on the literature review and GT» (2006 e no ano seguinte: «How grounded theory can improve nursing care quality»

2009-01-01 12:15:01

Workshop - Prof. Tony Bryant

Workshop do professor Tony Bryant sobre Grounded Theory, no Youtube

2010-01-01 12:15:01

Graham Gibbs lectures

Graham Gibbs lectures on Youtube about Grounded Theory - Core Principles

2011-01-01 08:07:47

Antoinette MaCallin

Antoinette MaCallin é outra investigadora neozelandeza com trabalho relevante na Grounded Theory

Grounded Theory

Launch
Copy this timeline Login to copy this timeline 3d Game mode

Contact us

We'd love to hear from you. Please send questions or feedback to the below email addresses.

Before contacting us, you may wish to visit our FAQs page which has lots of useful info on Tiki-Toki.

We can be contacted by email at: hello@tiki-toki.com.

You can also follow us on twitter at twitter.com/tiki_toki.

If you are having any problems with Tiki-Toki, please contact us as at: help@tiki-toki.com

Close

Edit this timeline

Enter your name and the secret word given to you by the timeline's owner.

3-40 true Name must be at least three characters
3-40 true You need a secret word to edit this timeline

Checking details

Please check details and try again

Go
Close