10 anos de E-TIC

1ºE-TIC:Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação..

Objetivo: reunir pesquisadores, docentes e profissionais que atuam na área de educação, mais especificamente no entrelaçamento desta área com as tecnologias de informação e comunicação, para conhecerem e debaterem experiências e/ou processos desenvolvidos pelas instituições que representam.

2003-09-01 00:00:00

E-TIC:Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação

A Linha de Pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá vem promovendo, anualmente, o Encontro Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação - E-TIC, cujo objetivo permanente é promover a discussão crítica de temas e problemas que entrelacem educação e tecnologias de informação e comunicação (TIC) e consolidar, o evento, como espaço aberto a alunos de cursos de pós-graduação ‘stricto sensu’ e a recém-egressos desses cursos para que apresentem suas pesquisas: em andamento ou concluídas. Em 2012 o E-TIC comemora a sua 10ª Edição e convidamos a você a conhecer esta história.

2003-11-04 00:00:00

1º E-TIC:Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

A 1ª edição do E-TIC teve por objetivo reunir pesquisadores, docentes e profissionais que atuam na área de educação, mais especificamente no entrelaçamento desta área com as tecnologias de informação e comunicação, para conhecerem e debaterem experiências e/ou processos desenvolvidos pelas instituições que representam.

2004-11-04 00:00:00

2º E-TIC: Perspectivas e Desafios das TIC na Educação e na Cibercultura

O 2º E-TIC teve como objetivos: (a) debater perspectivas e desafios das TIC, na educação e na cibercultura, (b) promover um espaço de troca entre diversas instituições que trabalham com as TIC na Educação e (c) difundir produções acadêmicas recentes da linha de pesquisa TIC nos processos educacionais.

2005-10-05 00:00:00

3º E-TIC:Políticas de Inclusão Digital e Formação de Professores

O 3º E-TIC teve como objetivo geral abrir espaços para a discussão das relações que se evidenciam entre a Formação de Professores e a Inclusão Digital.

2006-06-09 12:34:25

4º E-TIC: Tecnologias na Educação e na Cibercultura

O 4° E-TIC teve como tema: Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: perspectivas de pesquisa, sendo realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2006. Reuniu ao todo 97 participantes, tendo como objetivos: (a) debater perspectivas e desafios em Tecnologias na Educação e na Cibercultura; (b) promover um espaço de troca entre diversas instituições que trabalham com as TIC na Educação e (c) divulgar produções acadêmicas recentes na linha de pesquisa TICPE.

2007-11-12 11:46:30

5º E-TIC: Tecnologias Digitais na Educação: o futuro é hoje

O 5° E-TIC realizou-se nos dias 12 e 13 de novembro de 2007 teve como tema Tecnologias Digitais na Educação: o futuro é hoje. Assim como em 2006, contou com apoio da FAPERJ. A Profa. Dra. Maria Elizabeth B. Almeida, da PUC-SP, proferiu a palestra de abertura, tratando da temática do evento, oferecendo informações relevantes sobre o processo de implantação de computadores no Brasil, inclusive dos notebooks em redes de ensino, tratando, ainda, de percepções das crianças sobre as TIC e de como se apropriam dessas tecnologias em seu cotidiano. Cabe afirmar que o 5° E-TIC se consolidou como espaço de debate para os alunos de pós-graduação stricto-sensu, com 18 trabalhos apresentados e disponibilizados em CD-ROM, material este que foi entregue a todos os participantes. Tendo em vista o interesse pelo evento, a Linha de Pesquisa TICPE, responsável pelo mesmo, decidiu que a partir de 2008 seria desenvolvido em três dias, para poder abrigar as comunicações de alunos recém titulados ou em fase de finalização de suas pesquisas de mestrado e doutorado.

2008-11-17 00:00:00

6º E-TIC: Formação de Professores na Cibercultura

O 6° E-TIC apresentou o tema Formação de Professores na Cibercultura. A conferência de abertura ficou sob a responsabilidade da Profª Drª Lúcia Santaella - PUC/SP, e a de encerramento coube ao Prof. Dr. Bento Silva, da Universidade do Minho, Portugal. Contou, também, com uma Mesa Redonda sobre o tema Ambientes da Cibercultura e a Formação de Professores coordenada pela Profª Drª Guaracira Gouvêa - UNIRIO.

2009-11-23 00:00:00

7º E-TIC:Cibercultura, Educação Online e Formação de Professores

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2009, realizou-se o 7° E-TIC tendo como tema: Cibercultura, educação online e formação de professores: caminhos e descaminhos. No dia 21/09 o Prof. Eugênio Trivinho - PUC/SP fez a conferência de abertura, tendo como foco Cibercultura no Brasil: campo científico, epistemologias de referência e novos horizontes. No segundo dia a Profa. Janete Bolite Frant - UNIBAN/SP situou como tema de sua conferência: “Um olhar sobre as tecnologias digitais como prótese na sala de aula” e, no último dia foi realizada a mesa-redonda sobre a expansão da Educação a Distância no Brasil contando com as participações dos professores Jaime Giolo -UPF, Helio Chaves representante da Secretaria de Educação a Distância do MEC.

2010-11-16 00:00:00

8º E-TIC: Mundos Virtuais e Web 2.0: perspectivas para a Educação

“Mundos Virtuais e Web 2.0 – perspectivas para a Educação” foi o tema do 8ºE-TIC, tendo como proposta debater perspectivas e desafios que a Web 2.0 apresenta para a Educação. O encontro procurou, ainda, consolidar intercâmbios entre grupos distintos, que produzem conhecimento nesta área, especialmente, no Estado do Rio de Janeiro, divulgando produções de alunos de programas de pós-graduação que pesquisam o uso crítico das tecnologias digitais em processos educacionais. Tratou-se, portanto, de um encontro voltado para o repensar de práticas pedagógicas com vistas à melhoria da qualidade da Educação. A conferência de abertura: “Mundo virtual e Web 2: perspectiva para a educação” - Prof. Dr. Henrique Antoun, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). No dia seguinte, a conferência: “Mundos virtuais e educação online.” foi proferida pelo Prof. Dr. Leonel Morgado (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal), com o apoio da interface Second Life. No último do evento foi realizada a Mesa Redonda: “Second Life e games na educação” composta pelos professores Drª Eliane Schlemmer da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Dr. João Mattar da Universidade Anhembi Morumbi. Neste E-TIC foram apresentadas 29 comunicações vinculadas a diferentes universidades, a saber: Universidade Estácio de Sá (UNESA) – 20 trabalhos; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 3; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – 2, e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) cada uma dessas com um trabalho. Foram apresentados, ainda, Pôsteres, que num total de nove apresentações contou com a participação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 7 trabalhos, seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) cada uma dessas com um trabalho.

2011-10-27 00:00:00

9º E-TIC:Educação a Distância: experiências no Reino Unido e na Península Ibérica

Considerando a rápida expansão da Educação a Distância (EaD) no ensino superior em nosso país, a Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICPE), responsável pelo evento E-TIC, julgou oportuno um debate com pesquisadores de instituições renomadas que atuam nesta modalidade educacional. Internacionalmente são reconhecidas as experiências da Open University (Inglaterra) e de universidades localizadas na Península Ibérica, como a Universidade Aberta de Portugal (UAP) e Universitat Oberta da Catalunya (UOC) da Espanha. Assim, o E-TIC 2011 convidou professores-pesquisadores vinculados a estas instituições para apresentarem aspectos relevantes do desenvolvimento da EaD – acertos e desafios - nesses espaços formativos. Desta maneira, foram apresentadas aos educadores que se preocupam com (des)caminhos da EaD no Brasil, outras perspectivas de encaminhamento de processos formativos mediados com tecnologias digitais, de modo a favorecer assim, uma reflexão crítica sobre diversas experiências que vêm sendo conduzidas no território nacional, entre elas a da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

10 anos de E-TIC

Launch
Copy this timeline Login to copy this timeline 3d Game mode

Contact us

We'd love to hear from you. Please send questions or feedback to the below email addresses.

Before contacting us, you may wish to visit our FAQs page which has lots of useful info on Tiki-Toki.

We can be contacted by email at: hello@tiki-toki.com.

You can also follow us on twitter at twitter.com/tiki_toki.

If you are having any problems with Tiki-Toki, please contact us as at: help@tiki-toki.com

Close

Edit this timeline

Enter your name and the secret word given to you by the timeline's owner.

3-40 true Name must be at least three characters
3-40 true You need a secret word to edit this timeline

Checking details

Please check details and try again

Go
Close