Minha história no mundo da informática

Este texto foi escrito no final dos anos 90, portanto ainda não tem tudo o que aconteceu depois que eu entrei no mundo da Internet. Marco Mugnatto

1980-01-01 08:09:13

Fliperama preto e branco

O primeiro jogo que joguei no fliperama foi Pong (link para simulador quase idêntico), que por coincidência foi o primeiro jogo de fliperama da história. Ainda me lembro bem. Havia um fliperama no Conjunto Nacional, na época único shopping de Brasília, aonde haviam apenas jogos em preto e branco, e joguei o Pong com a minha mãe, já que era um jogo para duas pessoas.

1981-05-25 00:53:44

Videogame de papel

Nesse fliperama havia também um joguinho de carro, e eu inventei uma espécie de videogame em papel inspirado nele, já que nem sonhava em ter videogame em casa naquela época. Alguns anos depois surgiu um outro fliperama no mesmo shopping, mas com máquinas coloridas que eram renovadas de vez em quando, o que fez com que a outra loja logo desse lugar a uma praça de alimentação. Nessa época jogava Mil Milhas (Pole Position), Exerion, Colúmbia (Xevious), Moon Cresta, Fantastic (Galaga), Zaxxon e outros junto com meu pai, que gostava do QIX , um jogo do tipo puzzle.

1983-04-13 21:49:32

O início de uma paixão

Nesse meio tempo meu pai me deu um encarte da revista Playboy -eu nem sabia que revista era essa na época- que falava sobre videogames (Atualização: Após algumas pesquisas, descobri que a revista era a de número 93, de abril de 1983. A capa pode ser vista aqui. Note que a capa menciona a "revista gratis", e o artigo sobre Atari era extremamente parecido com este, de outra revista no mesmo mês. Provavelmente se tratava de uma "matéria paga" pela Dynacom). Aquela reportagem mostrando telinhas do Atari eu jamais esqueci. Pra mim aquele encarte da Playboy foi que começou toda a minha paixão por computadores e afins. Mostrei pra minha mãe dizendo querer um Atari de presente. O encarte dizia o preço e quando ela viu disse um não bem redondo. :-) Mas eu estava apaixonado... Não pelas fotos das mulheres da PlayBoy, mas sim pelas telinhas do Atari...

1983-08-10 07:52:08

A grama do vizinho

Um vizinho e amigo meu, Ivan, que sempre competia comigo nos "brinquedos" que ganhávamos, ganhou um Telejogo, um dos primeiros videogames e que tinha apenas 3 jogos simples em preto e branco.

1983-11-27 11:20:32

Finalmente eu tinha o meu...

Algum tempo depois eu consegui ganhar um "Game&Watch" (link para simulador quase idêntico), joguinho portátil que tinha duas telinhas de cristal líquido e apenas um jogo e relógio com alarme. Os Game&Watches faziam muito sucesso na escola, onde nós trocávamos os jogos, permitindo que os colegas jogassem o nosso somente se eles também emprestassem os jogos deles. Tinha até briga. Organizei também campeonatos de Game&Watch aonde o prêmio eram pequenas miniaturas de carros que nós colecionávamos.

1984-02-04 04:38:26

O grande ATARI

O Atari 2600 eu joguei pela primeira vez na casa do meu primo que tinha um e eu morria de inveja. River Raid era sem dúvidas o jogo que eu mais gostava. Meu pai chegou a alugar Atari algumas vezes pois havia aluguel do videogame na época, além dos cartuchos. Quando eu finalmente ganhei meu próprio Atari, meu amigo Ivan, que não podia ficar atrás, ganhou um Odissey da Philips, que indiscutivelmente era pior que o Atari 2600.

1984-03-08 23:01:20

Sonhando com bits e bytes...

Enquanto isso crescia meu desejo de ter um computador. Arrumei não lembro como um exemplar da revista Micro Sistemas, a "primeira revista brasileira de micro-computadores" como dizia o slogan, aonde haviam listagens de pequenos programinhas feitos em BASIC. Mesmo sem ter computador ainda eu ficava horas vendo aqueles códigos e brincando de escrever algo no papel. Também brincava de desenhar "sprites" no papel, desenhos quadriculados parecidos com ícones, em uma época em que a resolução gráfica dos micros era tão baixa que tudo formava escadinhas na tela. Um outro amigo meu, o Ricardinho, brincava comigo e tinha até "pirataria" de sprites, ou seja, um copiava o desenho do outro e dizíamos que era "pirataria". :-)

1984-04-06 06:08:42

O primeiro computador

Após muita insistência eu ganhei um CP-200, micro que não tinha cores, não tinha som, tinha apenas 16Kb de memória RAM, usava fitas cassete para guardar os programas e usava a TV como monitor de vídeo. Ivan, é claro, não podia ficar atrás, porém ele mais uma vez Começou Comprando Errado. Adquiriu um MC-1000 da CCE. Embora o MC-1000 tivesse cores e imagens em resolução um pouco melhor, ele não era compatível com nada e portanto tinha poucos programas. Já o CP-200 era compatível com o extremamente bem sucedido ZX81 inglês. Confesso, estávamos pau-a-pau desta vez. :-)

1984-04-06 23:15:57

Curtindo programação adoidado

Escreví muitos programas em BASIC, como por exemplo uma agenda telefônica e alguns joguinhos bem simples. Digitei também muitos programas em Assembly de livros. Desenhei um boneco todo quadrado que abria e fechava a boca, imitando aquele famoso clip do Dire Straits, cujo sucesso explodia e que usava computação gráfica incrível para a época. Apareceu um outro amigo, Arthur, que também tinha um CP-200, e ficávamos trocando revistas como Só Programas, Micro e Vídeo e Micro Sistemas.

1984-05-29 18:12:03

Cheirando a percloreto de ferro

Com ele (Arthur) eu também jogava fliperama, nessa época os jogos eram Bomb Jack, Slap Fight e mais tarde Black Tiger. Vale comentar aqui sobre o Bomb Jack, que era o jogo que eu mais gostava na ocasião. Eu era o recordista no BombJack da loja que nós costumávamos jogar, até que um dia apareceu um cara diferente que simplesmente jogou o tempo que quis, ou seja, se ele quisesse teria ficado eternamente jogando e fazendo pontos no jogo. Até hoje tenho uma imagem de super-homem daquele cara! Ainda jogo BombJack no emulador e nunca consegui repetir o feito daquele "ET disfarçado de gente". Sonhávamos em montar nossa própria loja de fliperama. Com o Arthur brinquei também de montar pequenos transmissores de FM com aquelas plaquinhas que vinham em revistas de eletrônica.

1985-06-26 19:37:00

O primeiro amor...

Depois do CP-200 ganhei um TK90X, micro compatível com o ZX Spectrum inglês e que tinha 8 cores e 48Kb, que foi uma das minhas maiores paixões na informática até hoje. Com ele fiz até um pequeno "gerenciador de banco de dados" que dava pra criar campos e depois acrescentar dados nos registros. Eu comprava várias revistas inglesas de Spectrum e também muitos jogos. Ganhei também uma light pen que funcionava muito precariamente e um TPX Mouse, um mouse para TK90X que alimentou muito minha paixão por interfaces gráficas. Surgiu a certeza: meu destino era mesmo ser informata.

1986-08-13 16:48:27

Nasce um nerd

Comecei a fazer algumas loucuras como ter 3 micros em cima da mesma mesa, um TK90X, um CP400 e um Commodore VIC-20. Tive também vários Apples: um Unitron, um Dismac, um Exato e um TK 3000. Na escola começou a ter aula de informática e eu, é claro, era o melhor aluno na matéria e era discriminado como "nerd", numa época em que só de mexer com computador já era motivo de discriminações. Na TV tocava a música "Choveu no meu chip" no Chacrinha, e eu obviamente me amarrava.

1988-12-08 08:04:52

Enfim, PC

O tempo foi passando e os micros de 8 bits começaram a ficar ultrapassados e o negócio era ter um compatível com IBM-PC, que eu havia visto pela primeira vez na casa de um amigo do amigo que tinha uma raridade que era um PC "originalzão" com monitor EGA, a mais nova tecnologia de vídeo existente na época. Como não vi possibilidade de ganhar um PC de presente -pois era muito caro-, acreditem se quiser, quase desisti da informática. Foi quando meu pai resolveu comprar um 386 pra ele, já que a profissão de arquiteto começava a exigir o uso de computador. O salto do que eu tinha antes para o que eu passei a rodar no 386 foi tão grande que eu tive "orgasmos múltiplos" quando vi o Flight Simulator do PC com gráficos VGA, até então inimagináveis para mim. Cheguei a conhecer o Windows "2 ponto alguma coisa" que tinha uma interface parecida com a que tem o Edit do DOS mas não fazia muito sucesso e eu não dei muita bola. O executável do Windows 2 chamava "WINUTIL.EXE" e eu e meu pai brincávamos dizendo que era porque ele era "o inútil" mesmo :-)

1990-01-28 11:10:51

Devorando interfaces gráficas com água na boca

Com o tempo veio a explosão do Windows 3.0 (meados de 90) e finalmente pude experimentar verdadeiramente uma coisa pela qual alimentava muita paixão que eram as interfaces gráficas. Antes do Windows 3.0 eu sonhava muito ao ver as fotos da interface do Macintosh, mas via isso como um sonho quase impossível de realizar.

1991-01-28 17:00:03

Primeiro programador VB do Brasil?

Logo depois veio o sonho de programar "for Windows". A idéia de desenvolver meus próprios programas com interface gráfica era tentadora. Quando vi em uma revista americana o anúncio da primeira versão do Visual Basic da Microsoft, cassei o mesmo pela cidade incessantemente até que encontrei uma cópia -na época raríssima- dos dois disquetes de 5 1/4 da versão 1.0 do VB. Caiu como uma luva, já que o BASIC era a linguagem que eu já havia cultivado desde a infância. Com o tempo vieram os empregos e serviços para trabalhar com VB.

1995-01-01 00:00:00

O céu é o limite

Alguns anos depois tive meu primeiro modem, de 2400bps, com o qual eu acessava várias BBSs. Lá pra 95 ouvi falar pela primeira vez de Internet através de um anúncio da Embratel no jornal que minha irmã me mostrou. Achei estranho e nem dei muito crédito, afinal eu já tinha visto experiências como o VideoTexto irem por água abaixo. Mas afinal, a Internet pegou a todos nós informatas de surpresa. Essa rede mundial era simplesmente impensável para nós e nem sequer a hipótese de uma rede mundial era levantada em nenhuma literatura. Através da Internet abri esta que é uma das primeiras home pages pessoais brasileiras e que já teve várias "caras" diferentes mas sempre o mesmo endereço (atualização: o site original ficava na Geocities desde 1996, mas o site apagou a minha conta. Atualização 2: A WebHostMe saiu do ar então puz no Blogger). Participei ativamente também dos primeiros canais brasileiros de bate-papo pelo IRC, e com o tempo vieram muitos "IRContros" que renderam algumas namoradas e também alguns empregos, agora para trabalhar com a então chamada "information super-highway"...

Minha história no mundo da informática

Launch
Copy this timeline Login to copy this timeline 3d Game mode

Contact us

We'd love to hear from you. Please send questions or feedback to the below email addresses.

Before contacting us, you may wish to visit our FAQs page which has lots of useful info on Tiki-Toki.

We can be contacted by email at: hello@tiki-toki.com.

You can also follow us on twitter at twitter.com/tiki_toki.

If you are having any problems with Tiki-Toki, please contact us as at: help@tiki-toki.com

Close

Edit this timeline

Enter your name and the secret word given to you by the timeline's owner.

3-40 true Name must be at least three characters
3-40 true You need a secret word to edit this timeline

Checking details

Please check details and try again

Go
Close